MAMULENGUEIROS 2019

Mamulengando 2020




 PROJETO MAMULENGANDO

A CIA. DE TEATRO DE BONECOS MÃOS, apresenta o Projeto MAMULENGANDO, apoiado através do Edital 001/2020 Calendário das Artes 2020, 8ª Edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA).

Em vistas a esse momento tão grave e de isolamento, propomos amenizar a ansiedade dos artistas e pessoas sensíveis as artes construindo um Marionete que tanto pode ser utilizado em teatro quanto para jogos e recursos pedagógico, pela sua praticidade de manipulação.

A oficina será realizada de forma 100% gratuita construindo uma Marionete articulada de manipulação direta ministrada pelos técnicos bonequeiros, Claudio Cruz e Fátima Araújo para artistas brincantes, bonequeiros (as), professores, estudantes e pessoas interessadas em teatro de formas animadas, utilizando material reciclável e acessível a todos.

ABAIXO TEMOS TODAS AS AULAS PARA CONSTRUÇÃO TOTAL DA MARIONETE BRICOLADA;

- ABERTURA

https://drive.google.com/file/d/11PG9Teb4k8SmCLplEvIhQp95MZhGw7bY/view?usp=sharing

1ª AULA

https://drive.google.com/file/d/1wJwwHKHfmW_p7G4OHWY_3sgjByw-e61_/view?usp=sharing

2ª  AULA

https://drive.google.com/file/d/1wNmPn4Aw_boApIpr7HtzMTK_pNg2usSV/view?usp=sharing

3ª AULA

https://drive.google.com/file/d/1wbHRD1WdupeDP7jI7UDeXE0OzNq2M-X4/view?usp=sharing

4ª AULA

https://drive.google.com/file/d/1-l-OZ92u9MY9uYqxGlLyHz3eJsFVB5Wx/view?usp=sharing

5ª AULA

https://drive.google.com/file/d/11INO2gOcsIKDFTbL0WQCZTP0k2DiFNz1/view?usp=sharing

6ª AULA



ESSA É UMA OFICINA QUE REALIZAMOS ON-LINE E AO VIVO COM AMIGOS QUE SE  INSCREVERAM E MONTARAM LINDO BONECOS.

DEPOIMENTOS






“Eu tinha todos os materiais menos o arame de guarda-chuva, mas logo irei achar ele e finalizar o boneco, os monitores eram atenciosos, calmos e falavam com clareza, era fácil de entender as aulas, eram interessantes, a minha maior dificuldade foi cortar o papel do boneco, mas mesmo assim eu gostei da aula.

Atenciosamente,

Samuel Carvalho de Araújo.

Cidade: São Gabriel.”






“Meu nome é Rosângela Aragão Guimarães. Sou professora aposentada. Moro em Iaçu-BA, de tanto gostar de artes fundei uma Associação de Artesanato da Palha. Onde já partilhei com vários municípios da nossa região e outros. Participei de prêmios no SEBRAE Bahia como mulher empreendedora ganhei um prêmio de quarto lugar entre várias histórias de arte. No Elo mulher da COEl-BA. O prêmio foi em dinheiro de Dois mil reais. O dinheiro serviu para a Associação no momento certo. Hoje me sinto feliz em ser a artesã. Fiz ainda em aprender fazer bonecos gigantes que era um sonho. Apareceu esse casal, Fátima e Cláudio que se dispõem a nos ensinar o que sabem e muito bem. Mais feliz ainda com essa oficina Mamulengueira, que maravilha foi essa semana que passamos juntos com a equipe. Mesmo na telinha passou-me energia positiva. Obrigada turma dinâmica. Meu boneco também ficou lindo. Cada um com sua beleza. Fátima e Cláudio Deus lhes deem muitos anos de vida e muita disposição para nos alegrar com seus talentos.

Dei o nome ao meu boneco de Iolaus.”




Me chamo Milena Amorim, e pra mim foi gratificante participar dessa oficina de bonecos no início achei que não iria dá certo por ser virtual mais no segundo dia de oficina já estava toda empolgada com andamento e confecção dos bonecos. Pra conseguir o material foi difícil pois tinha quase tudo em casa e só foi difícil os arames de guarda-chuva mais no final deu certo. Agradeço aos monitores da oficina Fatima e Cláudio pela atenção e comprometimento e a paciência conosco e deixar claro que usarei minha boneca para fazer trabalhos de teatro de bonecos aqui na minha comunidade.

 


Eu sou Iasmim Ferreira, moro em Itaberaba e tive muito prazer em fazer essa oficina foi maravilhosa e muito bem explicada pensei em não conseguir, mas com a paciência dos monitores tudo transcorreu bem legal. Agora com esse boneco pronto já penso em confeccionar mais outro e montar um teatrinho. Valeu a experiência e quero participar de outras.

 

Queremos aqui agradecer ao GRUPO BRICOLEIROS, de Fortaleza CE, pois com eles aprendemos esse boneco que aqui estamos multiplicando o aprendizado de uma maravilhosa oficina que tivermos o prazer de participar e trazer para a Bahia mais essa contribuição e partilha de uma MARIONETE BRICOLADA. 

Um comentário: